Detran-PR cumpre agendas em São Paulo, Roraima e Amazonas 08/08/2023 - 17:09

Diretoria e Escola Pública de Trânsito estiveram nestes três Estados compartilhando informações e trocando experiências positivas.

 

Na última semana, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), esteve cumprindo agendas em São Paulo, Roraima e Amazonas. O diretor-presidente, Adriano Furtado, esteve em viagem à São Paulo, onde se reuniu com diretores do Detran-SP para troca de experiências.

 

De acordo com Furtado, os dois órgãos compartilham dificuldades comuns e soluções parecidas para enfrentar em dois Detrans que são importantes para o país. “O Detran de São Paulo tem a maior frota e o maior número de habilitados no país e o Detran Paraná está em terceiro e quarto lugares (respectivamente), e estamos trabalhando uma sinergia para encontrar soluções conjuntas para problemas que vivenciamos no dia a dia. A ideia é que a gente saia com propostas importantes para a população que depende das decisões e das ações que envolvem o trabalho e o cotidiano das autarquias”.

 

Para Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, a palavra é cooperação. “Neste 4 de agosto, com a visita do Detran Paraná liderado por seu presidente, nos reunimos para discutir uma série de ações que têm sido feitas em conjunto e que visam estabelecer iniciativas de compartilhamento de informações, para melhoria dos serviços aos cidadãos e aos contribuintes desses dois estados”, afirma.

 

Como parte da agenda, os diretores do Detran-SP levaram a comitiva do Paraná para conhecerem o heliponto desativado no alto do prédio da sede do órgão.

 

O encontro foi o quarto entre os dois Detrans neste ano. Em maio, a autarquia paulista cumpriu agendas com a Diretoria do Detran no Paraná, para fortalecer o intercâmbio de boas práticas na gestão de processos das diversas áreas do órgão do estado sulista.

 

Roraima e Amazonas - Educadores da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran-PR, durante a visita técnica aos Detrans de Roraima e Amazonas, abordaram assuntos como  a CNH social e a metodologia de implantação da Resolução 265/2007 do Contran.

 

O Detran-PR apresentou a esses dois estados como é o trabalho da EPT e compartilhou seus conhecimentos e experiências ao trabalhar com a educação de trânsito.

 

Tanto o estado de Roraima quanto Amazonas não possuem Escolas Públicas de Trânsito (EPT), enquanto o Paraná é pioneiro nesse quesito e possui esse trabalho consolidado.

 

O coordenador da EPT do Detran-PR, Michael Bogo, reforçou que a troca de conhecimentos entre as instituições fortalece a educação de trânsito no Brasil como um todo, sendo mais um passo em direção às metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).