Detran-PR participa do 66° Encontro Nacional dos Detrans em Brasília 13/09/2019 - 08:08

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e vice presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Cesar Vinicius Kogut, participou, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), em Brasília, do 66° Encontro Nacional dos Detrans (END).

A reunião acontece periodicamente e conta com a presença de autoridades dos 27 Detrans de todo o país. O objetivo é que esta troca de experiências e inovações aproxime os órgãos e ajude no crescimento positivo de cada estado.

“É importante a união dos estados em prol a um objetivo, e os encontros buscam soluções para melhorar o comportamento da população, aperfeiçoar os serviços prestados e a atualização das Resoluções de Trânsito. São diversos os temas discutidos entre os representantes para buscar uma melhor solução de acordo com cada realidade", informa Kogut.

No primeiro dia do evento, ocorreu o Fórum Técnico Operacional dos Detrans com a participação do diretor operacional do Detran-PR, Mauro Celso Monteiro, e do diretor administrativo financeiro do Detran-PR, João de Paula Carneiro que, juntos aos demais, discutiram assuntos para melhorias nas áreas operacionais de seus estados.

Aconteceu também o Fórum dos Assessores de Imprensa dos órgãos de trânsitos dos estados, que compartilhou ações executadas, formas de trabalho e o senso de padronização, quando possível, dos trabalhos executados pelas assessorias de comunicação social.

Já no segundo dia, os Detrans participaram de diversas palestras e painéis de discussão, sobre a Lei Seca; análise da situação do trânsito brasileiro; impactos econômicos dos acidentes de trânsito; a importância da biometria facial para a segurança dos documentos oficiais; recall e portaria nº 003/2019 conjunta dos Ministérios da Justiça e Infraestrutura; Resolução 780/2019 do Contran - considerações sobre a remodelagem da PIV; o que os Detrans podem fazer e contribuir pela segurança no trânsito; e os desafios na formação de condutores - PL 3267/19, Resoluções do Contran e Portarias do Denatran. 

Medicina e Psicologia - Além dos encontros, ocorreu o XIII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego (Abramet) e o II Congresso Brasileiro de Psicologia de Tráfego (Abrapsit). Estes reuniram médicos e psicológicos de tráfego, que discutiram, como ideia principal, a atualização e debate dos principais aspectos legais que envolvem a especialidade nos país.

 

GALERIA DE IMAGENS