Detran-PR realiza lives para Campanha Maio Amarelo 2020 14/05/2020 - 21:13

A realização de lives foi a forma encontrada para educar e conscientizar a população sobre os riscos no trânsito

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) deu início, nesta quinta-feira (14), ao cronograma de lives que serão realizadas para a  campanha Maio Amarelo 2020. Devido a pandemia do COVID-19, o movimento decidiu realizar as ações somente por meio virtual. O tema do Maio Amarelo deste ano é “Perceba o risco. Proteja a vida!”.

“As ações tiveram que ser repensadas e planejadas devido ao estado atual em que estamos vivendo. Resolvemos não deixar esse mês tão importante passar em branco. Nossas lives estão disponíveis com temas e ideias para nos ajudar a melhorar o trânsito, e assim preservar vidas”, comenta o diretor-geral do Detran-PR, Cesar Vinicius Kogut.

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional, presente em 30 países, que trabalha a conscientização das pessoas em relação à redução dos acidentes de trânsito e chama a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos em todo o mundo.

Sendo assim, reúne os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada, para discutir o tema e ações em prol a um único propósito, salvar vidas. Em 2011, no mês de maio, a Organização das Nações Unidas (UNU) decretou a década de ação para a segurança no trânsito, utilizando a cor amarelo para simbolizar a atenção e a sinalização de advertência no trânsito, surgindo assim o Maio Amarelo.

CRONOGRAMA – Seguindo as orientações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) devido às restrições impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as ações da campanha foram reformuladas para acontecerem digitalmente. O Detran-PR fará lives nas redes sociais da Escola Pública de Trânsito (EPT) com diversos temas voltados ao trânsito, contando assim com a participação de parceiros das áreas pertinentes.

Estes conteúdos são voltados a diversos públicos, desde crianças à profissionais relacionados ao trânsito de alguma forma. Confira abaixo o cronograma de atividades.

14 de maio – 14h - Abertura - Apresentação do Maio Amarelo e a forma de trabalho do Detran-PR;

                      15h - Convidados do Trânsito Seguro - Público Geral;

15 de maio - 15h -  Contação de histórias com público infantil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais;

                     19h30 - Maio Amarelo e o Movimento do Escoteiros - Com o Presidente da UEB (União dos Escoteiros do Brasil) da região do Paraná;

19 de maio – 19h - Maio Amarelo Digital e os Impactos na Sociedade - com convidado Francisco Garonce, diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV);

20 de maio –  15h - Contação de Historias com público infantil e participação dos filhos dos funcionários do Detran-PR;

                       19h - Impactos do uso de Álcool e outras drogas ao Volante - com Delegado da Dedetran e do Núcleo Estadual de Política sobre Drogas;

21 de maio – 15h - Terceira Idade e o Trânsito - com parceira da Celepar ao público Idoso;

25 de maio – 15h - Contação de histórias - Público Infantil;

26 de maio – 19h - Palestra sobre Motociclista com convidados;

28 de maio – 09h - Palestra sobre Ciclismo com Presidente do ConCiclo;

29 de maio –14h - Encerramento do Maio Amarelo Digital com convidados.

CAMPANHA - A campanha do Detran-PR para o Maio Amarelo deste ano é focada no momento atual que estamos vivenciando. “O cuidado continua lá fora”, mostra que a maioria das nossas atividades sofreu alguma alteração por conta desta nova realidade e com o trânsito não poderia ser diferente. Esta é a nossa oportunidade de criar um “novo normal”. É a chance de mostrarmos que o nosso amor pela vida dura mais do que uma quarentena e que o cuidado não pode ficar só dentro de casa. A nossa responsabilidade não está isolada.