Detran-PR reúne parceiros do Sudoeste para alinhar ações e apresentar inovações de gestão 15/09/2023 - 16:24

Evento foi em Francisco Beltrão e contou com 160 participantes de centros de formação de condutores, clínicas médicas e psicológicas, despachantes e servidores. Foram abordados produtos de inovação e transformação digital, além das ações do Pnatrans.

Os serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) que impactam diretamente a população foram destaques de um evento realizado pela autarquia nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. Foi o 2° Encontro Regional para alinhamento de ações e integração com os atores locais do trânsito. Ele reuniu 14 municípios da região e cerca de 160 pessoas, entre representantes de centros de formação de condutores, clínicas médicas e psicológicas, despachantes e estampadores de placas, além dos funcionários.

O diretor-presidente da autarquia, Adriano Furtado, ressaltou que a ideia é envolver as entidades vinculadas no alinhamento de pensamento, ações e planos do Detran-PR. “Passamos as diretrizes de atendimento do Departamento com foco no usuário. Queremos facilitar os processos, simplificar tudo aquilo que for possível, trazer o menor custo. Queremos sair desse encontro com uma harmonia de entendimento, uma sinergia, para que todos consigamos atender melhor a sociedade”, afirmou.

Foram apresentados produtos de inovação e transformação digital, derivados da nova política do Detran-PR de modernização da relação com os cidadãos paranaenses. Alguns exemplos são o primeiro Emplacamento Digital, o Prontuário Eletrônico, que registra os resultados de exames médicos direto em um sistema informatizado, e o Prático Digital, um aplicativo destinado aos examinadores do Detran-PR para aplicação das provas práticas.

Outro destaque foi a meta do Detran-PR de promover a padronização de procedimentos administrativos e operacionais, o que resultará em um melhor atendimento à população.

Para o chefe da 30ª Ciretran de Francisco Beltrão, Paulo Schimitz, a iniciativa foi muito importante. “O Detran está procurando, cada vez mais, a proximidade com as Ciretrans, trazendo novidades e nos levando para um caminho melhor de aproximação com o cidadão, que é o que mais nos interessa”, disse.

Além de Francisco Beltrão, participaram servidores e parceiros credenciados de Pato Branco, Dois Vizinhos, Santa Izabel do Oeste, Palmas, Coronel Vivida, Capanema, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Chopinzinho, Quedas do Iguaçu, Realeza, Mangueirinha e Clevelândia.

PNATRANS – Outro assunto destacado no encontro de Francisco Beltrão foi o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Proposto pelo Ministério dos Transporte e Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito envolve os estados e tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas.

O Paraná é o primeiro do ranking dos estados na implantação do Pnatrans. O Detran-PR já tem implantadas 19 ações propostas pelo Plano Nacional. O Paraná também se destaca no âmbito geral, com 60 ações em andamento – além do Detran, também do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e os municípios de Curitiba, Cascavel e Londrina.

INTERIORIZAÇÃO – O Encontro Regional de Francisco Beltrão foi o segundo de cinco eventos. O primeiro foi em Guarapuava e na agenda deste ano ainda estão Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Curitiba.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o deputado estadual Wilmar Reichembach; o comandante do 21° Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão, major Rogério Pitz; o secretário municipal de Administração, Antonio Carlos Bonetti; a diretora municipal de Trânsito, Marilda Galvan; o gestor do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Ezidio Salmória Júnior; o subcomandante da Polícia Rodoviária Estadual, Joaquim Juarez de Almeida; o vice-presidente do Sindicato dos Despachantes, Francisco Arestides da Silva; o presidente da Apoia, Everton Pedroso; e os chefes de Ciretrans da região.