Detran/PR atendeu 50 mil turistas e já realizou 229 exames de renovação da CNH no Litoral 18/01/2024 - 13:57

As iniciativas que ocorrem no Litoral do Estado possuem duas frentes principais: atividades educativas, realizadas pela Escola Pública de Trânsito, ou serviços essenciais na Clínica Móvel e no Detran Móvel.

 

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) finaliza a segunda semana de participação no Verão Maior Paraná com cerca de 50 mil pessoas impactadas por meio de atividades educativas, realizadas pela Escola Pública de Trânsito, ou serviços essenciais na Clínica Móvel e no Detran Móvel. As iniciativas que ocorrem no Litoral do Estado possuem essas duas vertentes. 

 

A Tenda Detran Educa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de um trânsito seguro. São realizadas atividades como o “Se Liga no Trânsito – se beber não dirija”, com o bafômetro descartável, brincadeiras com um óculos virtual com questões ligadas à mobilidade dentro das cidades e o tapete lúdico para crianças.

 

Já o Detran Móvel é destinado aos cidadãos que precisam de serviços como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); consulta de pontuação e débitos do veículo; emissão do CRLV-E; emissão da credencial de estacionamento para idosos; e orientação de como instalar os aplicativos do Detran Inteligente e Carteira Digital de Trânsito, importantes para a digitalização dos serviços. Ele atende moradores dos sete municípios do Litoral e veranistas que podem aproveitar o tempo para resolver alguma situação.

 

Também são disponibilizados, por meio de agendamento prévio, exames de aptidão física e mental para a renovação da CNH na Clínica Médica Móvel, localizada na rodoviária de Matinhos. O exame avalia se o candidato tem condições plenas para conduzir um veículo. Nesta avaliação são analisadas a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial e outros pontos que o perito julgar necessários. Já foram feitos 229 exames nesse período.

 

Marcos Saito Baba, médico credenciado que está participando dos atendimentos, falou sobre os benefícios para população. “Vários candidatos que passaram pelo atendimento elogiaram bastante a localização da clínica, pois evita o grande deslocamento até o local mais próximo de atendimento, na cidade de Paranaguá, poupando tempo dos usuários”, diz.

 

A professora Silmara Rodrigues, que estava no Litoral na última semana, destacou as ações realizadas neste verão, principalmente em relação à conscientização para um trânsito seguro. “A visão que nós temos do Detran/PR é de que é um órgão que pune e aplica multas, mas podemos observar as ações que instruem e orientam a população, independente da faixa etária”, comenta.

 

As ações do Detran-PR no Litoral estarão disponíveis até o início de fevereiro.

 

Confira a programação:   

Tenda Detran Educa - até 04/02 - terça-feira a domingo (8h às 12h e 15h às 19h)

Matinhos – Praia Brava de Caiobá

Pontal do Paraná – Ipanema

Guaratuba – Praia do Cristo

Clínica Móvel - até 31/01/24

Exame de aptidão física e mental da renovação da CNH

Local: Rodoviária de Matinhos (Rodovia Alexandra, s/nº - Sertãozinho – Matinhos). Salas anexas ao Posto de Trânsito Matinhos

Detran Móvel

Ipanema – Praça Central

Data: 16/01/24 a 21/01/24

Horário: 8h às 12h - 15h às 19h

Antonina - Trapiche

Data: 23/01/24 a 28/01/24

Horário: 8h às 12h - 15h às 19h

 

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

 

Com: AEN

GALERIA DE IMAGENS