Diretoria do Detran é convidada a conhecer o projeto Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba 01/10/2020 - 09:45

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Wagner Mesquita e o diretor administrativo financeiro do órgão, Francisco Batista da Costa, foram convidados, nesta terça-feira, 29, a conhecer o projeto Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba. O projeto foi apresentado pelo secretário municipal da defesa social, Guilherme Rangel.

Quase 500 novas câmeras de videomonitoramento serão instaladas em pontos estratégicos da cidade. São equipamentos de alta resolução full HD e que incluem câmeras com reconhecimento facial, panorâmicas, térmicas e com reconhecimento de placas de veículos, que se somam às cerca de 700 câmeras já existentes em ruas e estações-tubo.

O projeto, que integra a Muralha Digital, é uma parceria da Prefeitura com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

O objetivo é que essa articulação proporcione melhorias significativas nos processos de gestão do trânsito, transporte coletivo, segurança preventiva, defesa civil e assistência social, por meio do processamento, em tempo real, de informações coletadas por dispositivos de videomonitoramento, permitindo o tratamento desses dados e sua transformação em inteligência.

Todo esse sistema de videomonitoramento estará integrado com os radares de trânsito e com as câmeras de alta qualidade da iniciativa privada. Pela nova licitação de radar, em andamento, são 804 faixas monitoradas - o equivalente a cerca de 300 equipamentos - todos com leitura de placa.

Já empresas da iniciativa particular e cidadãos que quiserem compartilhar as imagens com o poder público podem fazer esse procedimento, conforme prevê a lei municipal de videomonitoramento aprovada pela Câmara de Vereadores.

“A gente vai poder dar um salto muito grande na otimização do uso da tecnologia em prol da segurança, ampliando os olhos e braços da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, lembrando que essa integração entre as forças policiais é muito importante e cada vez mais algo corriqueiro para gente, sempre pensando em segurança efetiva para a população de Curitiba”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Ele destaca que o projeto de muralha digital é inspirado em grandes cidades que já têm esse método funcionando, como Jerusalém, Tel Aviv, Chicago e Barcelona.