Em Foz do Iguaçu, autoridades e gestores participam de discussões sobre o trânsito 27/11/2023 - 13:51

O 78º Encontro Nacional dos Detrans tem como foco estreitar relações para que o trânsito seja pensado em colaboração entre os vários entes do Sistema Nacional de Trânsito. Entre os principais objetivos está reduzir o índice de mortes no trânsito no Brasil. Foz do Iguaçu também sediou o Seminário Ferrovias Brasileiras.

Foz do Iguaçu é palco de uma grande discussão nacional sobre o trânsito, reunindo autoridades e agentes dos 27 estados da Federação, com representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério do Transporte e gestores do Paraná e de outros Estados. A abertura oficial do 78º Encontro Nacional dos Detrans ocorreu nesta terça-feira (21) e as discussões iniciaram efetivamente nesta quarta (22).

O evento é promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

“A Senatran e o Ministério do Transporte estão presentes em todos os eventos da AND, porque é importante que a gente estreite estas relações e pense o trânsito como colaboração entre os vários entes do Sistema Nacional de Trânsito. Só assim nós vamos conseguir reduzir o índice de mortes no trânsito no Brasil, que hoje, infelizmente, ainda é muito alto”, disse o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

De acordo com o chefe da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega, o Governo do Estado está sediando eventos importantes, debatendo políticas e investimentos para melhoria do trânsito. “As melhorias consistem na questão da educação, da mobilidade, em parceria com os municípios, com o objetivo de diminuir acidentes e salvar vidas”, complementou.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, ressaltou que a programação, que segue até sexta-feira (24), terá debates importantes. “Vamos compartilhar soluções que já utilizamos no Detran do Paraná, trazer inovações e traçar a política nacional de trânsito, compartilhar ações importantes, simplificar processos, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas”, afirmou.

A programação incluiu discussões de temas como tecnologia e inovação no atendimento ao cidadão, no qual o Detran-PR é destaque nacional, além de fóruns sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans); Leilões; Saúde do Condutor, ambos inéditos no END. Contempla também o Fórum dos Registros Nacionais (Renach, Renainf, Renavam e Renaest) e o XVII Fórum de Conselhos Estaduais de Trânsito.

Participaram da abertura do evento o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o presidente da Celepar, Gustavo Garbosa; o comandante-geral da PMPR, Jefferson Silva; o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, Omar Bail; o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, Sérgio Silva; e a diretora de Tecnologia e Inovação da Tecpar, Simone Campos.

SISTEMA FERROVIÁRIO – Na manhã desta terça-feira (21), o sistema ferroviário também foi tema de debate em Foz do Iguaçu, no Seminário Ferrovias Brasileiras, realizado pelo Detran-PR em parceria com a AND. O objetivo do encontro foi promover o debate sobre o transporte por meio deste modal no Brasil e a relação com o sistema nacional de trânsito.

Gestores do Ministério do Transporte, Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) e Detran-PR também discutiram a melhoria da malha viária, intensificação de obras ferroviárias, atração de investimentos, entre demais assuntos.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, explicou que o tema é discutido em um momento importante para o Paraná, com a elaboração do Plano Estadual Ferroviário e o projeto da Nova Ferroeste. “O Paraná tem investido muito em logística, com uma ação importante dentro das ferrovias”, afirmou Furtado.

“Por outro lado, temos necessidade de apoiar as políticas de trânsito dos municípios, com um olhar para o segmento ferroviário. Há um espaço aberto e necessário de ser ocupado para que esse assunto seja continuamente debatido para trazer propostas importantes aos municípios e ao Estado”, destacou.

O Seminário Ferrovias Brasileiras promoveu, também, uma mesa de debate composta pela Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT); Rumo Logística; além do Detran-PR.

REGIONALIZAÇÃO – Também em Foz do Iguaçu, o Detran-PR finalizou a série de Encontros Regionais que teve como objetivos reunir agentes do setor, como servidores da autarquia, representantes de centros de formação de condutores, estampadores de placa, despachantes e clínicas médicas e psicológicas, buscando a padronização e a melhoria na qualidade de atendimento ao cidadão.

O sexto e último evento foi nesta segunda e terça-feira e contou com a participação de 250 pessoas. “Foram realizadas reuniões nas seis principais regiões do Paraná. A dinâmica de alinhamento e padronização trouxe a aproximação das entidades vinculadas ao órgão. A prioridade é a qualidade no atendimento ao cidadão, prezando também pela praticidade e agilidade”, explicou o diretor-presidente do Detran-PR.

Os encontros anteriores aconteceram em Guarapuava, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá e Curitiba. Em Foz do Iguaçu, estiveram presentes representantes dos municípios de Cascavel, Medianeira, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Assis Chateaubriand, Palotina, Matelândia, Guaraniaçu, Santa Helena, Quedas do Iguaçu, Nova Aurora e Catanduvas. No total, 1.350 pessoas participaram dos eventos no Estado.

Com: AEN