Encontro Regional do Detran-PR em Londrina alinha padrões de qualidade 29/09/2023 - 16:52

O principal objetivo do evento é padronizar os procedimentos e promover o atendimento com qualidade à população em todas as regiões do Estado. Participaram mais de 200 pessoas, entre parceiros e colaboradores.

Alinhamento e integração foram os pontos-chave no 3° Encontro Regional do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), realizado nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) em Londrina. O evento reuniu mais de 200 agentes que atuam em atividades relacionadas ao trânsito, como centros de formação de condutores, clínicas médicas e psicológicas, despachantes e estampadores de placas, além dos funcionários da autarquia da região.

O principal objetivo é padronizar os procedimentos e promover o atendimento com qualidade à população em todas as regiões do Estado.

O proprietário do CFC Ito, de Londrina e Cambé, Cleverson Ito, falou sobre a experiência de participar do evento. “Superou as expectativas no sentido de termos voz, de nos passarem o microfone e nos darem espaço. Isso foi muito importante. Ficamos sabendo das ações que estão acontecendo, mas também pudemos dar ideias para aquilo que talvez não tenha sido pensando pela instituição. Foi muito produtivo”, comenta.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, ressaltou que a ideia é envolver as entidades vinculadas no alinhamento de pensamento, ações e planos do órgão. “Passamos as diretrizes de atendimento do Departamento com foco no usuário. Queremos facilitar os processos, simplificar tudo aquilo que for possível, trazer o menor custo. Queremos sair desse encontro com uma harmonia de entendimento, uma sinergia, para que todos consigamos atender melhor a sociedade”, afirmou.

Foram apresentados produtos de inovação e transformação digital, derivados da nova política do Detran-PR de modernização da relação com os cidadãos paranaenses. Alguns exemplos são o primeiro Emplacamento Digital, o Prontuário Eletrônico, que registra os resultados de exames médicos direto em um sistema informatizado, e o Prático Digital, um aplicativo destinado aos examinadores do Detran-PR para aplicação das provas.

Outro ponto de destaque do evento foi a apresentação da Escola Pública de Trânsito, que contou com a participação da instrutora Regiane Lacerda, que apresentou a realidade do trabalho em Cursos de Reciclagem, obrigatório para o condutor que tem a CNH suspensa.

INTERIORIZAÇÃO – O Encontro Regional de Londrina foi o terceiro de seis eventos itinerantes. As edições anteriores aconteceram em Guarapuava e Francisco Beltrão. Na agenda deste ano ainda estão Maringá, Foz do Iguaçu e Curitiba.

Em Londrina, o encontro contou com representantes também das cidades de Cornélio Procópio, Apucarana, Arapongas, Assaí, Bandeirantes, Porecatu, Ibaiti, Cambará, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Faxinal, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Joaquim Távora, Cambé, Centenário do Sul, Sertaneja, Siqueira Campos, Marilândia do Sul, Ribeirão Claro, Telêmaco Borba, Wenceslau Braz, Mandaguari e Maringá, município anfitrião do próximo evento.

PRESENÇAS – Participaram do encontro a prefeita de Tamarana, Luzia Suzukawa; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Londrina, Marcus Bonache; o técnico de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), André Igarashi; o vice-presidente do Sindicato dos Despachantes, Francisco Arestides da Silva; o presidente da Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção (Apoia), Everton Pedroso; o deputado estadual Tiago Amaral; os vereadores de Londrina Santão, Nantes e PC Tamuraos; além de chefes de Ciretrans da região.

COM: AEN