Ensaios realizados no Tecpar contribuem para a segurança no trânsito no Paraná 16/10/2023 - 08:21

O Instituto de Tecnologia do Paraná é responsável por avaliar a sinalização viária de 247 municípios do Estado, por meio de uma parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). As atividades neste segmento começaram no início dos anos 1980.

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), por meio do seu Centro de Tecnologia de Materiais, tem colaborado para garantir a segurança de motoristas e pedestres que circulam pelas ruas e estradas do Paraná. O instituto é responsável por avaliar a sinalização viária de 247 municípios do Estado, por meio de uma parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Os ensaios realizados nos laboratórios do Tecpar avaliam a qualidade dos materiais utilizados em sinalização viária, para conferir se são atendidos os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais legislações. O instituto também faz vistorias técnicas em vias urbanas e rodovias, como objetivo de verificar se a sinalização no local está em conformidade com a legislação vigente.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, para oferecer esse serviço de alto nível técnico, o instituto tem modernizado sua estrutura, que conta com equipamentos de alta precisão e profissionais especializados em ensaios tecnológicos.

“Como laboratório público a serviço da sociedade, o Tecpar é um parceiro dos setores público e privado com suas soluções tecnológicas. Ao avaliar os produtos aplicados para sinalização viária, o Tecpar assegura a qualidade do material que será utilizado na sinalização de trânsito, contribuindo para a segurança de motoristas e pedestres”, destaca.

O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, explica que primeiro é elaborado um projeto de sinalização viária para o município, que depois de aprovado pelo setor de engenharia da autarquia com as especificações de acordo com as normas é contratado. Após esse processo, as empresas que entregam o material são fiscalizadas tecnicamente pelo Tecpar.

“Hoje estamos com 22 obras em andamento, até o final do ano teremos 45. Essa parceria com o Tecpar é importante, pois para o Detran é a garantia de que aquilo que estamos planejando e contratando aos municípios efetivamente será entregue para a população paranaense”, completa.

 

CONFORMIDADE – Segundo o gerente do Centro de Tecnologia de Materiais, Wellington Vechiatto, a verificação de conformidade pelo instituto é fundamental para garantir a proteção da população, já que a segurança viária depende de uma rede de sinalização apropriada e eficiente. “Com experiência de mais de quatro décadas no segmento, o Tecpar é referência em avaliações de materiais para sinalização viária e de desempenho da sinalização implantada, sendo único na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil”, afirma.

O Tecpar começou as atividades neste segmento no início dos anos 1980. Logo depois, no período das concessões de rodovias, o instituto ficou responsável por avaliar grande parte da sinalização vertical e horizontal implantada em trechos sob concessão no Paraná.

PARCERIA – O contrato com o Detran/PR contempla a análise tecnológica e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização viária. Trata-se de uma atividade de alto nível técnico, já que o controle tecnológico para avaliação de conformidade requer uma estrutura física modernizada, equipamentos e profissionais especializados.

“A avaliação considera as especificações técnicas do Detran para a execução dos contratos de sinalização viária urbana, bem como as normas da ABNT correspondentes. Após a inspeção no local, o Tecpar emite laudo aprovando ou reprovando os materiais utilizados”, explica Vechiatto.

A verificação ocorre após a instalação da sinalização de trânsito no município e inclui análises de retrorrefletância de faixas de sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas). A retrorrefletância é a propriedade de um objeto refletir a luz de volta na direção de onde ela veio.

“Essa propriedade é fundamental para a segurança no trânsito, pois garante que as placas e a sinalização sejam visíveis a distância, em condições de pouca luz ou em locais de grande movimentação, melhorando a segurança e a visibilidade dos motoristas”, explica o gerente do Tecpar.

Na prática, uma boa retrorrefletividade confere um grau de visualização noturna quase três vezes superior ao condutor do veículo. Ou seja, o motorista visualiza essa barreira a uma distância maior, com tempo hábil para fazer a manobra necessária a fim de se evitar um acidente.

 

MODERNIZAÇÃO – Recentemente, o Centro de Tecnologia de Materiais foi modernizado com a aquisição de um retrorefletômetro horizontal, instrumento que mede a retrorrefletância. O novo equipamento tem uma tecnologia mais avançada, que permite a avaliação com ganho de eficácia e referenciamento geográfico. Ele também possibilita ensaios para atender à legislação de placas de automóveis padrão Mercosul, de faixas de segurança para caminhões e motos, além de ter a configuração necessária para atender as normativas de vestimentas de segurança.

ECONOMIA – A análise do Tecpar apoia órgãos públicos para o melhor uso dos recursos, já que pode evitar a compra de materiais de baixa qualidade e sem conformidade técnica. Estes itens podem se desgastar mais rápido e colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres.

Cada país possui normas específicas em relação à sinalização urbana. No Brasil, as características de dimensão, cores e as regras de colocação dos sinais viários estão descritas no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, elaborado em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com a Política Nacional de Trânsito.

No Paraná, além de colaborar com o Detran/PR em uma parceria que já dura cerca de 20 anos, o Tecpar faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e também atende prefeituras e setor privado.

 

 

Com: AEN.