Paraná é destaque em premiação da Secretaria Nacional de Trânsito 14/12/2023 - 15:46

Prêmio Senatran 2023 foi entregue nesta quarta-feira, em Brasília. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) são os condutores dos projetos vencedores.

O Governo do Paraná levou três troféus no Prêmio Senatran 2023. A cerimônia foi nesta quarta-feira (13) no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) são os condutores dos projetos vencedores. O município de Londrina também foi contemplado por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo (CMTU).

Em sua 22ª edição, a iniciativa do Ministério dos Transportes estimula o desenvolvimento de atividades voltadas à segurança do trânsito para que as instituições realizem ações que cooperem por um trânsito mais seguro, civilizado e humano, resultando na redução do número de acidentes, feridos e mortes nas vias do País.

O Detran-PR e o DER/PR receberam o primeiro lugar na Categoria I - Pnatrans, que se refere à ações de governança e execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. O Departamento de Trânsito também foi o primeiro na Categoria II, aprimoramento do Renaest (Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito).

“É com muita alegria que o Detran Paraná recebe o Prêmio Senatran 2023, que tem foco em privilegiar as iniciativas, as boas práticas na política de trânsito. Para nós, reflete maturidade, uma atenção de toda a nossa equipe e, também, do Estado”, disse diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado. “É desta forma que nós temos que caminhar para alcançar os objetivos de redução de mortes e de respeito à vida, de respeito às pessoas”.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Em Brasília, o Detran-PR também participou da abertura do Programa Rodovida. O intuito é tornar as estradas do País mais seguras durante o final de ano, férias escolares e Carnaval, com intensificação da fiscalização, com a integração entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais para prevenir acidentes e conscientizar os condutores.

Estabelecido pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 897, em março de 2022, o programa é constituído pelo conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Adriano Furtado afirmou durante a abertura do evento que o programa está alinhado com todos os propósitos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). “No Estado do Paraná, estamos plenamente engajados para construirmos uma solução conjunta, sensibilizando a sociedade. O desafio é grande, mas a soma das estruturas com o mesmo foco tem uma força muito maior do que propriamente o desafio”, afirmou.

Com: AEN