Parceria do Detran/PR e Fazenda Rio Grande evita deslocamento a Curitiba para exame prático 09/10/2023 - 13:47

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e a Prefeitura de Fazenda Rio Grande firmaram uma parceria para a realização dos exames práticos do processo de direção no próprio município. Aproximadamente 700 pessoas se deslocam para Curitiba mensalmente para a fazer os testes. O objetivo da descentralização dos serviços é proporcionar maior comodidade e agilidade aos usuários.

“A partir de agora estamos invertendo essa relação, trazendo os nossos examinadores para aplicar o exame prático das categorias de motocicleta, automóvel, caminhão e ônibus. Isso facilita muito a vida do cidadão porque ele faz o exame onde aprendeu a dirigir, onde ele mora, sem o custo de deslocamento e sem perder o dia de trabalho. São vários ganhos em trazer o Detran para perto das pessoas”, comenta o diretor-presidente do órgão, Adriano Furtado.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, destaca os ganhos para a cidade, que foi a que mais cresceu em termos populacionais na última década, segundo o Censo. “Nós conseguimos vencer nesta pauta importante, e os condutores que querem ser habilitados terão a oportunidade de fazer o seu teste perto da sua casa. Também fortalece as nossas autoescolas, que geram centenas de empregos, movimentam a economia, além de aumentar a satisfação do cliente e o leque de serviços com qualidade que podem ser oferecidos aos condutores”, complementa.

"Para nós é um sonho realizado. Estamos há 20 anos na cidade e todos os dias nos deslocávamos até o Detran do Tarumã, com toda nossa equipe e veículos para fazer os testes práticos. Agora os alunos poderão fazer os testes em nossa cidade, o que vai otimizar muito a nossa atividade”, afirma a proprietária de autoescola Andreza Androchechen.

Os exames práticos de direção serão agendados para o município de Fazenda Rio Grande a partir da segunda quinzena de outubro. O espaço destinado fica na Rua Vinheiro, 519, no Jardim dos Eucaliptos. Os exames de moto ocorrerão nos Centros de Formação de Condutores, e das categorias B, C e D no novo local. O Detran-PR disponibilizará os examinadores para prestarem o serviço no município.

Com: AEN.