Senatran promoveu 1º Seminário Trânsito para Elas 19/04/2024 - 16:04

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com o Instituto Mulheres pelo Trânsito, realizou na última quarta-feira (17) em Brasília, o 1º Seminário Trânsito para Elas, um evento pioneiro voltado para mulheres que atuam na área de trânsito, promovendo diálogo e ações para inclusão e equidade. O evento reuniu especialistas e profissionais para destacar a importância das mulheres neste setor.

 

“Esse é o primeiro seminário que fazemos que traz essa fala, esse olhar das mulheres no trânsito para debater questões que são essenciais para todos nós”, comemorou a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza. “Desse evento devem sair grandes discussões nos setores de Transporte, Infraestrutura e Segurança no Trânsito que venham a contribuir para diminuir o número de mortes e sinistros em nossas estradas e rodovias”, acrescentou.

 

O Seminário contou também com as presenças do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; da secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Analine Specht; da diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Letícia de Oliveira Cardoso; da presidente do Instituto Trânsito pelas Mulheres, Carolina Marino, pela chefe de gabinete da deputada federal Gleisi Hoffmann, Dayane Hirt, motoristas e instituições de todo país, além de representantes do Detran-PR.

 

O 1º Seminário Trânsito para Elas é um marco na promoção da liderança feminina e na busca por um trânsito mais seguro e inclusivo para todos. O evento destaca não apenas a importância das mulheres como condutoras, mas também como líderes e agentes de mudança no setor de transportes.

 

Menção Honrosa

A diretora administrativo-financeiro, do Detran-PR, Carla Cristina Filus, foi homenageada pela Senatran, com uma Menção Honrosa, como mulher que inspira por sua conduta profissional, reconhecendo o seu valor para o Sistema Nacional de Trânsito no âmbito da luta pela equidade e avanço na conquista de espaço por mulheres de referência no país.

 

Graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); possui ainda diversos cursos na área administrativa e financeira, gestão de contratos. Com 26 anos de serviços prestados na área de segurança pública, junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuou como Chefe da Divisão Administrativa - Superintendência do Ministério da Agricultura MAPA - SFA/PR, Chefe da Divisão de Projetos e Infraestrutura do DPRF, Superintendente Regional no Estado do Piaui SPRF/PI, Chefe do Núcleo de Serviços Gerais PRF/PR, Chefe da Seção Administrativa e Financeira PRF/PR.