Adolescentes da rede estadual participam de projeto de educação no trânsito do Detran-PR 10/05/2023 - 14:28

A atividade faz parte do Projeto Detranzinho. Os estudantes deverão contextualizar os ensinamentos para aplicar no entorno da escola. Eles se colocarão no papel de gestores, realizando um diagnóstico para depois apresentarem soluções e melhorias por um trânsito seguro.

Aproximadamente 200 estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba, participam de um novo projeto educativo do Detran-PR. A ação teve início neste mês de maio, em alusão à campanha Maio Amarelo, que visa sensibilizar a sociedade sobre os riscos de acidentes e mortes no trânsito.

A atividade faz parte do Projeto Detranzinho, realizado pela Escola Pública de Trânsito, que, até então, era direcionado a crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, com atividades lúdicas e pedagógicas, inserindo conceitos de trânsito. Agora, o programa chega aos adolescentes de forma adaptada.

Aos estudantes serão apresentados os conceitos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem o intuito de reduzir em 50% as mortes no trânsito em um período de dez anos, e também o conceito de “Visão Zero”, de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Após esta fase, as turmas irão trabalhar com os seis pilares do Pnatrans: Gestão de Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas; Normatização e Fiscalização.

A pedagoga da Escola Pública de Trânsito, Karine D’ Karla Berber Correa, explica como o projeto está em fase de implantação. “Estamos com um projeto-piloto, uma nova perspectiva com o ensino médio, em que os estudantes deverão contextualizar os ensinamentos para aplicar no entorno da escola. Eles se colocarão no papel de gestores, realizando um diagnóstico para depois apresentarem soluções e melhorias por um trânsito seguro”, comenta.

O projeto, que será reproduzido em outras instituições de ensino do Estado, é focado na convivência no trânsito, de forma humanizada, e não apenas nos veículos, mas em todos os agentes. As turmas que se destacarem terão a oportunidade de apresentar a proposta para a Prefeitura de Curitiba e autoridades de órgãos governamentais.

O gerente de Fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), Gesse Ferreira Lima, comenta a parceria. “Estamos felizes em participar deste projeto, traremos toda a assessoria e consultoria na questão de infraestrutura urbana, no sentido de colaborar para maior segurança, principalmente no entorno da escola. Vamos acompanhá-los ao longo desta jornada”, afirma.

A ação é uma parceria entre o Detran-PR, CAU-PR, Prefeitura de Curitiba e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e, ainda, com o Shopping Jockey Plaza, que fica nos arredores do Colégio Paulo Leminski e que fez o acolhimento dos jovens participantes do projeto oferecendo uma sessão de cinema com pipoca e refrigerante.

MAIO AMARELO – O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A campanha conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.