Solicitar registro de carteira de motorista estrangeiro
O que é
É o processo para reconhecer uma habilitação expedida em outro país, apresentada por estrangeiro ou brasileiro. Ao fim do processo, o motorista passa a ter a Carteira Nacional de Habilitação.
Quem pode solicitar
Motorista estrangeiro ou brasileiro habilitado no exterior.
Onde solicitar
Presencialmente nas unidades de atendimento do Detran-PR.
Como solicitar
1. Encontre uma unidade de atendimento perto de você
2. Agende um horário para atendimento
3. Apresente os documentos:
- Se brasileiro, documento oficial com foto e CPF
- Se estrangeiro, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Registro Nacional Migratório (RNM) - ambos emitidos pela Policia Federal - ou ainda Conselho Nacional de Refugiados (Conare)
- Comprovante de endereço
- Carteira de motorista original e na validade do país de origem
- Tradução da habilitação estrangeira efetuada por Tradutor Oficial Juramentado matriculado na Junta Comercial do Estado (documentos de Portugal não precisam de tradução)
Durante o atendimento você será informado se precisará fazer a captura dos dados biométricos (digitais), foto e assinatura.
4. Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados
ATENÇÃO!
- Para o condutor com habilitação estrangeira de países que têm acordos internacionais, serão obrigatórios os exames de Avaliação Psicológica e Exame de Aptidão Física e Mental;
- Para condutor com habilitação estrangeira de país sem acordo com o Brasil, serão necessários os exames de Avaliação Psicológica, Exame de Aptidão Física e Mental e Exame Prático de Direção Veicular;
- Para habilitação nas categorias C, D ou E será preciso, ainda, fazer o exame toxicológico, antes dos exames preliminares, conforme Resolução 923/2022 do Contran.
Prazo
Você será informado sobre o tempo para avaliação dos documento durante o atendimento.
Após a emissão, o documento será entregue pelos Correios no endereço de correspondência cadastrado no Detran-PR, em até 10 dias úteis. Acompanhe a emissão do documento.
O que diz a lei
A Resolução 933/2022, do Contran, regulamenta a habilitação do candidato ou condutor estrangeiro para direção de veículos em território brasileiro, de acordo com o que segue:
- esteja em estada regular no Brasil, seja penalmente imputável (maior de 18 anos), conheça (saiba ler e escrever) o idioma português, tenha documento oficial de identidade brasileiro com foto (ou equivalente) e CPF próprio;
- conforme decretos federais, as habilitações da Espanha (Decreto nº 6798/2009) e Itália (Decreto nº 9264/2018) deverão ser trocadas pela habilitação brasileira por meio de averbação. Para isso, será necessária uma autorização especial do Senatran.
Ao cidadão brasileiro habilitado no exterior será necessário que:
- comprove que mantinha residência naquele país por, pelo menos, seis meses no momento da expedição da habilitação. Isso poderá ser feito com a apresentação de atestado, declaração ou certidão da autoridade consular do Brasil no respectivo país.
Forma de atendimento:
Integralmente Presencial
Quanto custa:
Variável - depende da categoria e do país de origem