Agendar ou cancelar exames

O que é

É a possibilidade de agendar ou cancelar o agendamento de exames de aptidão física e mental ou da avaliação psicológica.

Esses exames são necessários em alguns processos relacionados a carteira de motorista. Os exames são feitos em clínicas credenciadas, em horários agendados.

Quem pode agendar ou cancelar

Motoristas que possuem processos de habilitação em andamento no Detran-PR.

Onde agendar ou cancelar

Pela internet ou por telefone.

Como agendar ou cancelar

Por telefone

Ligue para 0800-643-7373 e informe o número do protocolo que você recebeu ao solicitar a emissão, renovação ou alteração em sua carteira.

Pela internet

Informe o CPF e siga o passo a passo.

ATENÇÃO! O cancelamento deve ser feito até 48 horas antes do horário agendado. Se o motorista não comparecer e não tiver cancelado o atendimento, terá que pagar novamente a taxa para fazer o exame.

Prazo

O agendamento (ou cancelamento) é imediato.

O que diz a lei

A resolução nº 1.636/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece que todos os exames de aptidão física e mental devem ser distribuídos imparcialmente, por meio da divisão equitativa obrigatória, aleatória e impessoal entre as entidades e médicos credenciados na área de jurisdição do órgão executivo do trânsito - Detran. Também estabelece que a distribuição dos exames é feita pelo órgão do trânsito e nunca por escolha do periciado.


Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

O agendamento é gratuito.

Consulta a taxa de exame.