Emitir credencial de estacionamento para idoso

O que é

Por meio desse serviço, você pode solicitar a credencial de estacionamento para pessoas com mais de 60 anos.

A credencial é o documento obrigatório para uso das vagas destinadas a pessoas idosas. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos, quanto em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos.

A credencial deve ser colocada sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. O documento é válido em todo Brasil.

Atenção! A autorização para estacionar em vagas para idosos poderá ser suspensa ou cassada se for constatado:

• uso de cópia;
  • rasura ou falsificação;
  • que a vaga especial não foi utilizada por uma pessoa idosa.

Quem pode emitir

Pessoas com mais de 60 anos. É preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Identidade emitida no Paraná. Porém, não é necessário ser condutor para solicitar a credencial - a pessoa idosa pode usar a vaga, mesmo que não dirija o veículo.

Onde emitir

1. Na internet, caso esteja cadastrado no PIÁ.

2. Presencialmente:

• nos órgãos municipais de trânsito, em cidades onde a gestão é feita pelo município. Em Curitiba, o documento é emitido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) e o atendimento é feito com horário marcado.
  • em cidades onde não há órgão municipal de trânsito, procure uma unidade de atendimento do Detran-PR. Em algumas cidades, o atendimento nas unidades é somente com data e hora marcadas. Verifique se sua cidade é uma dessas e evite transtornos.

Como emitir

• Esse é um serviço para pessoas cadastradas no PIÁ.
  • Tenha em mãos a Carteira de Motorista ou a Identidade emitida no Paraná.
  • Clique em Emitir
  • Informe os dados solicitados e clique em Emitir Credencial

Atenção!

1. A credencial pode ser emitida por terceiros. Nesse caso, a pessoa que tem cadastro PIÁ deve informar os dados do idoso que usará o documento;
  2. Esse serviço deve ser executado em um computador, para facilitar a impressão da credencial;
  3. Você pode solicitar até duas credenciais. A partir da terceira, você deve, obrigatoriamente, fazer o pedido do documento no órgão de trânsito de sua cidade ou em uma unidade de atendimento do Detran;
  4. Ao solicitar a credencial pessoalmente, leve documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Prazo

• Pela internet, a emissão é imediata.
  • Pessoalmente, varia de acordo com a unidade ou o órgão procurado.

O que diz a lei