Educação para o trânsito no entorno de escolas alcança mais de 32 mil alunos 04/08/2025 - 16:42
O início do segundo semestre escolar foi marcado por um aprendizado a mais para milhares de alunos no Paraná. Durante toda a semana passada, o Departamento de Trânsito (Detran-PR) realizou ações de volta às aulas em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) nos portões de escolas, atingindo aproximadamente 32.500 estudantes, entre crianças e adolescentes. O objetivo foi transmitir e reforçar orientações sobre segurança no trânsito, principalmente nas áreas escolares, onde há grande fluxo de pessoas e carros nos horários de entrada e saída das aulas, e reduzir assim o risco de sinistros.
A interação foi feita através da entrega de panfletos informativos, faixa de braço refletiva para ciclistas, conversas, disponibilização de placas com frases de impacto para fotos para as redes sociais e a presença do Rod, um robô de tamanho humano que é o mascote do Detran-PR.
A iniciativa contemplou 30 escolas e 19 municípios, sendo Almirante Tamandaré, Arapongas, Bandeirantes - Distrito Sertãozinho, Capanema, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Jaguariaíva, Londrina, Marilândia do Sul, Maringá, Paiçandu, Pato Branco, Ponta Grossa, Porecatu e Sarandi.
Para o Presidente do Detran-PR, Santin Roveda, os trabalhos foram bem sucedidos e com resultados imediatos. “Fiz questão de ir a algumas escolas junto com a equipe e levar a nossa mensagem pessoalmente para a garotada, que recebeu muito bem o nosso material e interage facilmente. Pudemos reforçar orientações de segurança importantes e eles se mostraram afiados no conteúdo”, destacou.
A ação também contemplou pais, responsáveis e motoristas, visando ampliar a conscientização sobre a importância de atitudes seguras no trânsito e que o exemplo é a principal forma de educação. Conforme o Coordenador do Departamento Executivo de Escola Pública de Trânsito do Detran-PR, Breno Ferreira, muitos alunos circulam sozinhos ou em grupos, cuja autonomia aumenta a responsabilidade individual e exige atenção redobrada. “Por isso, utilizamos estratégia e linguagem adequada para reforçar o protagonismo dos jovens na construção de um trânsito mais seguro, promovendo comportamentos conscientes e desencorajando práticas de risco, como pegar rabeira nos biarticulados”, destacou.
A Educadora de Trânsito do Detran-PR, Dayana Cavalli, contou que a ação foi muito bem recebida pela comunidade escolar, pais e motoristas. “Todos reconhecem a importância da iniciativa para promover a segurança nessas áreas. É gratificante ver os alunos assumindo o protagonismo quando convidados a serem influenciadores de um trânsito seguro, não apenas pelo comportamento nas vias, mas também ajudando a difundir a mensagem de segurança”, disse.
Para o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a avaliação é igualmente positiva, com impactos para a sociedade como um todo. “A Operação Volta às Aulas do Detran em parceria com o BPTran é fundamental porque, além de orientar pais e responsáveis, conscientiza os adolescentes sobre os riscos de atitudes como pegar rabeira, atravessar fora da faixa, ignorar o semáforo e se distrair com celular, fone de ouvido ou conversas. Por isso, o objetivo principal é a conscientização e a prevenção, promovendo um trânsito mais seguro para todos”, afirmou o Comandante do BPTran, Tenente Coronel Leandro Sech Ribas.
Uma das escolas em que ocorreram as atividades foi o Colégio Cívico Militar República Oriental do Uruguai, em Curitiba, onde, de acordo com o monitor Sargento Agnaldo Moura, os alunos demonstraram grande envolvimento. “Notamos os benefícios dessa abordagem pela reação deles, ao demonstrarem a conscientização sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. Com certeza é um aprendizado que contribui para a evolução deles”, disse.