Conheça o Detran/PR

As questões sobre trânsito fazem parte do dia a dia de todos e envolvem mais do que assuntos relacionados a automóveis e motos. O trânsito deve ser pensado com base no cuidado com a vida, com foco nos motoristas e nos pedestres. O objetivo maior é movimentar o homem, levá-lo mais longe, sobrepor fronteiras, reduzir distâncias, ganhar tempo.

Missão
Executar as políticas de trânsito no estado do Paraná com agilidade e eficiência, para oferecer um serviço de qualidade ao cidadão.

Visão
Sensibilizar a população paranaense para um trânsito mais seguro e tornar o processo de veículos e de habilitação menos burocráticos, simplificando os serviços prestados por meio de ações de planejamento capazes de promover a modernização e o cumprimento da sua missão.

Valores
Respeito, ética, comprometimento, transparência e trabalho em equipe.

Objetivos Estratégicos

  • Prestar serviços de qualidade para minimizar tempo de espera dos usuários e aumentar a oferta de serviços pela internet;
  • desenvolver ações de educação e segurança no trânsito para prevenir e diminuir os indicadores de acidentes, conscientizando a população por meio de campanhas, palestras, abordagens diversas e outros eventos;
  • modernizar estruturas administrativas, físicas, lógicas e as áreas de informática e informação;
  • orientar e manter em constante atualização os órgãos de trânsito e parceiros prestadores de serviços, de acordo com a legislação vigente;
  • promover a melhoria da qualidade de vida dos servidores, por meio do desenvolvimento de políticas de gestão de pessoal e de planos de capacitação contínua;
  • melhorar a comunicação no âmbito interno e externo, tornando eficaz o tratamento e a disseminação da informação.
 
Competências

O Departamento de Trânsito do Paraná é um órgão vinculado à Casa Civil, com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, com sede na cidade de Curitiba e jurisdição em todo o território estadual.

O principal objetivo é prestar serviços à sociedade civil no que se refere aos direitos e transações de veículos, emissões e renovações de carteiras nacionais de habilitação e controle de multas de trânsito, entre outros, conforme as competências determinadas nos termos do artigo 22 do Código Nacional de Trânsito.

As atribuições e competências do Detran/PR, com suas respectivas divisões, são:

  • Expedir ou cassar a licença de aprendizagem, a permissão para dirigir e a carteira nacional de habilitação dos condutores de veículos residentes no território do estado do Paraná;
  • realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores;
  • supervisionar e fiscalizar o registro, o licenciamento e a expedição do certificado de registro de veículo automotor pertencente à frota do estado do Paraná;
  • prestar serviços referentes a cursos, programas e campanhas educativas de trânsito;
  • vistoriar e inspecionar os veículos quanto às condições de segurança, além de registrar, emplacar e licenciar os automóveis, expedindo o certificado de registro e o licenciamento anual;
  • planejar e supervisionar a implantação da sinalização luminosa e gráfica de vias, nos municípios do Paraná;
  • fiscalizar o controle de apreensão e liberação de veículos e documentos;
  • apurar as infrações penais de autoria incerta ou desconhecida, praticadas com veículos motorizados, além de falsidade de documento de veículo e condutores;
  • aplicar e julgar as penalidades por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, com exceção das conferidas aos órgãos executivos municipais de trânsito, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar.
 
Estrutura Diretiva

 

O Detran/PR conta com um Conselho Administrativo (CAD), a Diretoria-Geral (DG) e as Diretoria Administrativo-Financeira (DAF), de Operações (DOP), de Tecnologia e Desenvolvimento (DTD) e de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Profissional (DGP).

 

Quem é quem

 

Diretor-Presidente - Adriano Furtado

Furtado

Adriano Furtado, graduado em Direito pela Unibrasil, Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná e Especialista em Trânsito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); possui ainda Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE) pela Escola Superior de Guerra e Curso em Gerência Policial Rodoviária pela CESPE/UNB, participou de diversos cursos e eventos a respeito de segurança pública e também já recebeu diversas homenagens, com destaque para a Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná.

Ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi também Superintendente da PRF no Paraná, além de ocupar os cargos de Coordenador, Chefe de Núcleo, Chefe de Delegacia e demais funções ao longo dos anos junto ao DPRF, é membro do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR) e já foi conselheiro substituto do Ministério da Justiça e da Segurança Pública no Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Contato: adriano.furtado@detran.pr.gov.br | (41) 3361-1209

 

Chefe de Gabinete - Ismael de Oliveira

Oliveira

Ismael de Oliveira, graduado em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Especialista em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Direito Processual pela Escola Superior de Advocacia (ESA) - OABPR, Especialista em Gestão Pública, pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). participou de diversos cursos e eventos a respeito de segurança pública e também já recebeu diversas homenagens, com destaque para a Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, Zumbi dos Palmares pelo Centro de Integração Afro-Brasileira (Consulado do Senegal).

Ex-diretor de administração da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi também Superintendente da PRF no Paraná, além de ocupar os cargos de Superintendente substituto, Corregedor Regional, Assessor Parlamentar e Assuntos Legislativos, Chefe de Núcleo de Apoio Técnico e Chefe da Seção Administrativa e Financeira, foi  Membro do Conselho de Representantes da Federação Nacional da PRF, entre outros.

 

Contato: ismael.deoliveira@detran.pr.gov.br | (41) 3361-1283

 

 

 

Diretora Administrativo Financeiro - Carla Cristina Filus

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Carla Cristina Filus, graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); possui ainda diversos cursos na área administrativa e financeira, gestão de contratos.

Tem 26 anos de serviços prestados na área de segurança pública junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuou como Chefe da Divisão Administrativa - Superintendência do Ministério da Agricultura MAPA - SFA/PR, Chefe da Divisão de Projetos e Infraestrutura do DPRF, Superintendente Regional no Estado do Piaui SPRF/PI, Chefe do Núcleo de Serviços Gerais PRF/PR, Chefe da Seção Administrativa e Financeira PRF/PR.

 

Contato: carla.filus@detran.pr.gov.br | (41) 3361-1314

 

 

Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento - Marcus Mauricio de Souza Tesserolli

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Marcus Mauricio de Souza Tesseroli, Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pós-graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário UniOpet.

Ex-diretor geral da Paraná Edificações, autarquia, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Governo do Estado do Paraná, ocupou também o cargo de prefeito e vereador no município de Piraquara/PR. Foi professor de matemática da rede estadual de ensino.

 

Contato: marcus.tesserolli@detran.pr.gov.br | (41) 3361-1312

 

Diretor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Profissional - Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima

Luiz

Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima, graduado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pela FESP – Fundação de Estudos Sociais do Paraná.

Ao longo de sua carreira atuou em diversas frentes municipais e estaduais, desenvolvendo trabalhos importantes para a comunidade nas cidades de Cascavel/PR e Paranaguá/PR, além de cargos junto ao Governo do Estado do Paraná.

 

Contato: luiz.fgolima@detran.pr.gov.br | (41) 3361-1258

 

 

 
Assessorias e Coordenadorias
GABINETE - DIRETOR-PRESIDENTE (DP)

 

COORDENAÇÃO COORDENADOR RAMAL E-MAIL
AJU  THAIS OLIVEIRA SANTA CLARA  (41) 3361-1333  aju.detran@detran.pr.gov.br
ACS  MARCIA MAI TAKAKI  (41) 3361-1286  imprensadetran@detran.pr.gov.br
APL  FELIX BOCHNIA FILHO  (41) 3361-1205  assessoriaplanejamento@detran.pr.gov.br
OUV  CLAUDIO DUCCI  (41) 3361-1344  ouvidoria@detran.pr.gov.br
NCI  NOAH NADAY GUIMARÃES  (41) 3361- 1272  controleinternodetran@detran.pr.gov.br
AM  CAPITÃO MARCEL ROCHA  (41) 3361-1227  assessoriamilitar@detran.pr.gov.br
COIA  RODRIGO GONÇALVES  (41) 3361-1250  fiscalizacaocoia@detran.pr.gov.br

 

DIRETORIA OPERACIONAL (DOP)

 

COORDENAÇÃO COORDENADOR RAMAL E-MAIL
COINF  MARLI MARLENE DE SOUZA BATAGINI  (41) 3361-1237  marlibatagini@detran.pr.gov.br
COOHA  LARSON ORLANDO  (41) 3361-1270  larson.orlando@detran.pr.gov.br
COOVE  ANTONIO PAIM DE ABREU JUNIOR  (41) 3361-1304 antonio.paim@detran.pr.gov.br
COOGS  MARCEL CABRAL COSTA  (41) 3361-1262  marcel.costa@detran.pr.gov.br
NUD  VALMIR ANTONIO MORESCHI  (41) 3361-1285  valmir.moreschi@detran.pr.gov.br
CIRETRAN  RODRIGO SCHREIBER ANTUNES  (41) 3361-1335  rodrigo.antunes@detran.pr.gov.br

 

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO (DGP)

 

COORDENAÇÃO COORDENADOR RAMAL E-MAIL
COORH  FABIANA ELAINE DE ALMEIDA  (41) 3361-1336  fabianaalmeida@detran.pr.gov.br
EPT  MICHAEL CHRYSTIAN BOGO  (41) 3361-1243  michael.bogo@detran.pr.gov.br

 

 
DIRETORIA DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO (DTD)
COORDENAÇÃO COORDENADOR RAMAL E-MAIL
COOGI  GIOLVANE FERREIRA  (41) 3361-1278  giolvane.ferreira@detran.pr.gov.br

 

 

 
História

Antes de 1938, o trânsito no Paraná era administrado pelas prefeituras municipais. Em 15 de dezembro daquele ano, o interventor federal do Estado, Manoel Ribas, criou o Departamento do Serviço de Trânsito (DST), ligado à Polícia Civil.
A sede ficava no terreno onde hoje está o Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba. Depois, o DST passou para outras instalações: na rua Barão do Rio Branco, na praça Carlos Gomes, na praça Dezenove de Dezembro e na rua José Loureiro.
Em 1966, mudou-se para o bairro Tarumã, endereço ocupado até hoje pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), denominação que foi dada em outubro de 1968.

A partir de 1974, o Detran passou a funcionar como órgão especial, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Por fim, a Lei 7.811, de 29 de dezembro de 1983, transformou o Detran em autarquia.

Você sabia?

As Harlley-Davidson perfiladas em frente a sede do DST na Rua Barão do Rio Branco
As Harley-Davidson perfiladas em frente à sede do DST, na rua Barão do Rio Branco

No Paraná, os testes para habilitação de motoristas já foram feitos com caixa de fósforos. Os candidatos eram levados para as ruas e, na subida, o examinador pedia para que se parasse o carro. Ele então colocava uma caixa de fósforos atrás do pneu e o futuro motorista deveria dar a arrancada no veículo sem amassar a caixa.

Os inspetores do antigo Departamento do Serviço de Trânsito circulavam com motos Harley Davidson vermelhas por Curitiba. Eles faziam batidas em pontos estratégicos, policiamento dos desfiles e também atuavam como batedores do Palácio Iguaçu. O número de inspetores era pequeno, tanto que todos eram conhecidos pelos nomes.

 
Assessoria de Comunicação

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) do Departamento de Trânsito do Paraná é responsável por divulgar as ações, projetos e atividades da autarquia. Neste espaço, você encontra notícias, fotografias e arquivos em áudio e vídeo, produzidos pela equipe da ACS. Jornalistas e demais profissionais de imprensa podem entrar em contato para solicitar entrevistas, dados estatísticos, informações sobre legislação e campanhas educativas. A ACS busca transmitir diariamente informações atualizadas sobre o Detran/PR aos cidadãos.

imprensadetran@detran.pr.gov.br

(41) 3361-1286

 
 Contato

E-PROTOCOLO

 

O Decreto estadual sob nº 7304/2021, estabeleceu que os trâmites dos processos administrativos no Estado do Paraná e a prática de atos processuais por usuários internos e externos devem ocorrer por meio do Sistema de Gestão de Documentos, denominado eProtocolo, reconhecido como sistema oficial de gestão de documentos emitidos e recebidos, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, autárquica e fundacional, do Poder Executivo Estadual.

Desta forma, todos os documentos e expedientes que necessitam tramitar por esta Autarquia deverão ser protocolados, exclusivamente, em formato digital, no endereço eletrônico do Sistema eProtocolo, pela parte interessada, atentando-se as seguintes orientações:

1) Acessar o site: www.eprotocolo.pr.gov.br;
2) Clicar no link: “ainda não sou cadastrado”;
3) Preencher os campos solicitados para cadastro (CPF, Nome);
4) Protocolar solicitação (dados do requerente);
5) Selecionar o Órgão (Detran-PR);
6) Descrever a solicitação;
7) Inserir os dados do interessado(CNPJ, CPF do solicitante);
8) Inserir os documentos (anexos) e clicar no botão concluir.
 

UNIDADES DE ATENDIMENTO

 

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