Conheça o Detran/PR

As questões sobre trânsito fazem parte do dia a dia de todos e envolvem mais do que assuntos relacionados a automóveis e motos. O trânsito deve ser pensado com base no cuidado com a vida, com foco nos motoristas e nos pedestres. O objetivo maior é movimentar o homem, levá-lo mais longe, sobrepor fronteiras, reduzir distâncias, ganhar tempo.

Missão
Executar as políticas de trânsito no estado do Paraná com agilidade e eficiência, para oferecer um serviço de qualidade ao cidadão.

Visão
Sensibilizar a população paranaense para um trânsito mais seguro e tornar o processo de veículos e de habilitação menos burocráticos, simplificando os serviços prestados por meio de ações de planejamento capazes de promover a modernização e o cumprimento da sua missão.

Valores
Respeito, ética, comprometimento, transparência e trabalho em equipe.

Objetivos Estratégicos

  • Prestar serviços de qualidade para minimizar tempo de espera dos usuários e aumentar a oferta de serviços pela internet;
  • desenvolver ações de educação e segurança no trânsito para prevenir e diminuir os indicadores de acidentes, conscientizando a população por meio de campanhas, palestras, abordagens diversas e outros eventos;
  • modernizar estruturas administrativas, físicas, lógicas e as áreas de informática e informação;
  • orientar e manter em constante atualização os órgãos de trânsito e parceiros prestadores de serviços, de acordo com a legislação vigente;
  • promover a melhoria da qualidade de vida dos servidores, por meio do desenvolvimento de políticas de gestão de pessoal e de planos de capacitação contínua;
  • melhorar a comunicação no âmbito interno e externo, tornando eficaz o tratamento e a disseminação da informação.
 
Competências

O Departamento de Trânsito do Paraná é um órgão vinculado à Casa Civil, com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, com sede na cidade de Curitiba e jurisdição em todo o território estadual.

O principal objetivo é prestar serviços à sociedade civil no que se refere aos direitos e transações de veículos, emissões e renovações de carteiras nacionais de habilitação e controle de multas de trânsito, entre outros, conforme as competências determinadas nos termos do artigo 22 do Código Nacional de Trânsito.

As atribuições e competências do Detran/PR, com suas respectivas divisões, são:

  • Expedir ou cassar a licença de aprendizagem, a permissão para dirigir e a carteira nacional de habilitação dos condutores de veículos residentes no território do estado do Paraná;
  • realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores;
  • supervisionar e fiscalizar o registro, o licenciamento e a expedição do certificado de registro de veículo automotor pertencente à frota do estado do Paraná;
  • prestar serviços referentes a cursos, programas e campanhas educativas de trânsito;
  • vistoriar e inspecionar os veículos quanto às condições de segurança, além de registrar, emplacar e licenciar os automóveis, expedindo o certificado de registro e o licenciamento anual;
  • planejar e supervisionar a implantação da sinalização luminosa e gráfica de vias, nos municípios do Paraná;
  • fiscalizar o controle de apreensão e liberação de veículos e documentos;
  • apurar as infrações penais de autoria incerta ou desconhecida, praticadas com veículos motorizados, além de falsidade de documento de veículo e condutores;
  • aplicar e julgar as penalidades por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, com exceção das conferidas aos órgãos executivos municipais de trânsito, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar.
 
Estrutura Diretiva

O Detran/PR conta com um Conselho Administrativo (CAD), a Diretoria-Geral (DG) e as Diretoria Administrativo-Financeira (DAF), de Operações (DOP), de Tecnologia e Desenvolvimento (DTD) e de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Profissional (DGP).

 

Quem é quem

Wagner Mesquita de Oliveira - Diretor-Geral
wagner.mesquita@detran.pr.gov.br

Wagner Mesquita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nelson Ademar Piske – Chefe de Gabinete
piske.nelson@detran.pr.gov.br

Francisco José Batista da Costa – Diretor Administrativo-Financeiro
francisco.jbcosta@detran.pr.gov.br

Adriano Marcos Furtado – Diretor de Operações
adriano.furtado@detran.pr.gov.br

Jaqueline Aparecida de Almeida – Diretora de Tecnologia e Desenvolvimento
jaqueline.almeida@detran.pr.gov.br

Mário Marques Guimarães Neto – Diretor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Profissional 
mario.marques@detran.pr.gov.br

 

 
História

Antes de 1938, o trânsito no Paraná era administrado pelas prefeituras municipais. Em 15 de dezembro daquele ano, o interventor federal do Estado, Manoel Ribas, criou o Departamento do Serviço de Trânsito (DST), ligado à Polícia Civil.
A sede ficava no terreno onde hoje está o Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba. Depois, o DST passou para outras instalações: na rua Barão do Rio Branco, na praça Carlos Gomes, na praça Dezenove de Dezembro e na rua José Loureiro.
Em 1966, mudou-se para o bairro Tarumã, endereço ocupado até hoje pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), denominação que foi dada em outubro de 1968.

A partir de 1974, o Detran passou a funcionar como órgão especial, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Por fim, a Lei 7.811, de 29 de dezembro de 1983, transformou o Detran em autarquia.

Você sabia?

As Harlley-Davidson perfiladas em frente a sede do DST na Rua Barão do Rio Branco
As Harley-Davidson perfiladas em frente à sede do DST, na rua Barão do Rio Branco

No Paraná, os testes para habilitação de motoristas já foram feitos com caixa de fósforos. Os candidatos eram levados para as ruas e, na subida, o examinador pedia para que se parasse o carro. Ele então colocava uma caixa de fósforos atrás do pneu e o futuro motorista deveria dar a arrancada no veículo sem amassar a caixa.

Os inspetores do antigo Departamento do Serviço de Trânsito circulavam com motos Harley Davidson vermelhas por Curitiba. Eles faziam batidas em pontos estratégicos, policiamento dos desfiles e também atuavam como batedores do Palácio Iguaçu. O número de inspetores era pequeno, tanto que todos eram conhecidos pelos nomes.

 
Assessoria de Comunicação

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) do Departamento de Trânsito do Paraná é responsável por divulgar as ações, projetos e atividades da autarquia. Neste espaço, você encontra notícias, fotografias e arquivos em áudio e vídeo, produzidos pela equipe da ACS. Jornalistas e demais profissionais de imprensa podem entrar em contato para solicitar entrevistas, dados estatísticos, informações sobre legislação e campanhas educativas. A ACS busca transmitir diariamente informações atualizadas sobre o Detran/PR aos cidadãos.

imprensadetran@detran.pr.gov.br