Educação para o Trânsito

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), atendendo a Legislação Federal, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997,  que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trabalha intensamente na 'Educação para o Trânsito", por meio da Escola Pública de Trânsito deste Departamento (EPT).

 

 
ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO - EPT
EPT

 

ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO

 

A Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran-PR tem por finalidade desenvolver atividades de conscientização do cidadão quanto à adoção de comportamentos adequados, frente às diversas situações de trânsito vivenciadas no seu dia a dia, valorizando o espaço público compartilhado por diferentes modais e contribuindo para aumentar a segurança no trânsito e a preservação da vida.

 

Competência

 

No capítulo VI do Código De Trânsito Brasileiro, do Art. 74 ao 79, atribui-se que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito, criando, anualmente, cronogramas de campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito descrito no Art. 75. A educação para o trânsito também deve ser promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação citado no Art. 76. No Art. 77 o âmbito da educação para o trânsito caberá ao Ministério da Saúde, mediante proposta do CONTRAN, estabelecer campanha nacional esclarecendo condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidente de trânsito. Os órgãos e entidades executivos de trânsito poderão firmar convênio com os órgãos de educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, objetivando o cumprimento das obrigações estabelecidas, como os Ministérios da Saúde, da Educação e do Desporto, do Trabalho, dos Transportes e da Justiça, por intermédio do CONTRAN, desenvolverão e implementarão programas destinados à prevenção de acidentes citado no Art. 78 e 79.

 

Missão

 

Disseminar valores e conceitos, capacitando a sociedade na busca de um comportamento voltado à mobilidade segura e qualidade de vida.

 

Visão

 

Ser referência em sua área de atuação, atingindo a sociedade, em todos os seus segmentos, por meio da otimização dos recursos disponíveis.

 

Valores

 

- Nossa postura de ser ÉTICA, com COMPROMETIMENTO e RESPEITO

- Nossa atitude deve ser PROATIVA E CRIATIVA.

- Nosso trabalho de focar a QUALIDADE.

- Nossas ações devem ser baseadas em uma VISÃO HOLÍSTICA, MULTIDISCIPLINAR e SINÉRGICA.

 

 
DETRANZINHO
DETRANZINHO

 

O que é?

 

O Detranzinho é uma minicidade que simula espaços de trânsito, com diversos elementos urbanos, voltada à educação de trânsito para crianças.

É nesse espaço que elas aprendem, na prática, como funciona o dia a dia no trânsito para saberem desde cedo os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Todo processo educacional acontece de forma prática e lúdica, em um grande ambiente preparado especialmente para as crianças, que conta com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória. O espaço tem também guarita, estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível, e a cobertura de tendas nos quadrantes da mini cidade.

No local, há ainda bicicletas e mini veículos elétricos que podem ser abastecidos em pequenos eletropostos. Eles serão utilizados pelas crianças como parte das atividades de aprendizagem.

 

Quem pode participar?

 

As atividades são desenvolvidas para os estudantes do 3º ano do ensino fundamental I, das escolas de Curitiba e Região Metropolitana e grupos de crianças*, conforme agendamento prévio.

Como funciona a atividade

A visita ao Detranzinho inclui uma atividade pedagógica nas dependências da Escola Pública de Trânsito (EPT). Todo o deslocamento das crianças é guiado e acompanhado pelos educadores do Detran-PR Educa e da Polícia Militar do Paraná, que auxiliam inclusive na contenção do trânsito para travessia segura dos alunos.

 

Como participar:

 

O agendamento das atividades deve ser solicitado preenchendo o formulário abaixo.

 

Formulário de solicitação

 

Onde fica?

 

A minicidade fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, número 3.057, no bairro Tarumã, em Curitiba.

*os responsáveis pelos grupos de crianças que não são oriundos das escolas de Curitiba de Região Metropolitana devem consultar especificamente o agendamento.

 

 
ROD - Robô educativo do Detran-PR
ROD

 

ROD

 

Para comunicar o lado mais moderno e tecnológico do Detran, um mascote robô. Ele é especialista em trânsito e tem uma grande base de dados sobre acidentes e informações relevantes. É prestativo, muito bom tanto com crianças como com adultos. O painel do seu rosto pode mudar de expressão, trazendo semblantes de alegria, felicidade, atenção, bravo. Seu cinto, como um semáforo, nos alerta à estarmos sempre atentos ao trânsito e tudo que acontece a nossa volta, independente se somos pedestres, motoristas ou passageiro. O ROD é utilizado em diversas campanhas educativas em formato digital, assim como, em formato físico, ele anda no meio das crianças, dos adultos, interagindo com a população.

 

Em breve no Portal do Detran-PR, você poderá conversar virtualmente com o ROD, sanar dúvidas e solicitar ajuda!

 

 

 
AÇÕES
AÇÕES

 

DETRAN MÓVEL

 

O caminhão, especialmente modificado e equipado, é usado pelo Departamento de Trânsito do Paraná para atividades itinerantes de educação para o trânsito e prestação de serviços de habilitação e veículos em todas as cidades do Paraná. Nossa unidade móvel aproxima o Detran dos cidadãos, permitindo interação e prestação de serviços em localidades das mais diversas, com praticidade, dinamismo e muita agilidade.  O Detran Móvel conta com palco para apresentações de teatro e shows educativos, sala de atendimento aos usuários, internet, televisores e acesso para pessoas com deficiência.  Os municípios interessados em receber a unidade móvel devem apresentar seus projetos à Educação de Trânsito, que indicará os requisitos para o deslocamento. 

 

PARANÁ CIDADÃO (antigo Mutirão da Cidadania e UPS)

 

Paraná Cidadão, é uma ação em parceria com o Detran PR e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), onde o Detran PR presta serviços aos cidadãos, bem como trabalha com educação para o trânsito através de atividades lúdicas recreativas.

 

MAIO AMARELO

 

Uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, o MOVIMENTO MAIO AMARELO, que já no seu primeiro ano (2014) alcançou mais de 600 mil pessoas em diversas regiões dentro e fora do território nacional. Com a chamada de “ATENÇÃO PELA VIDA”, esta ação inédita lançou o tema “trânsito” para o centro das discussões sociais, conquistando o expressivo apoio de diversos departamentos e associações de trânsito, de renomadas instituições públicas e privadas e, principalmente, dos cidadãos, que são os protagonistas pelos quais o Observatório empreendeu essa causa.

 

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, totalmente dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país – índices esses que vitimam quase meio milhão de pessoas todos os anos, entre mortos, feridos e inválidos em caráter permanente.

 

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

 

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, as campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

 

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

 

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

 

A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

 

Em conclusão, o MAIO AMARELO quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.

 

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

 

O Detran participa da Semana Nacional de Trânsito, com diversas ações educativas. Uma delas, é com a Unidade Móvel, o qual é um caminhão especialmente modificado, equipado que oferece serviços de habilitação e veículos, conta ainda com palco para apresentações de teatro, televisores e acesso para pessoas com deficiência. A Semana Nacional de Trânsito, o qual ocorre no período de 18 a 25/09, tem o serviço principal levado pelo Detran Móvel é a Educação de Trânsito, para crianças e adultos, com brincadeiras, jogos, vídeos, informações e palestras. O objetivo é conscientizar toda a população e melhorar a segurança e qualidade de vida no trânsito.

 

SE LIGA NO TRÂNSITO

 

A campanha “Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija” do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), teve início em 2012. O objetivo da campanha é conscientizar os jovens de que a mistura de álcool e direção realmente não combinam. Para isso, a equipe de promotores e educadores do Detran PR realizam um descontraído bate-papo que estimula o uso de táxis e da carona solidária. Durante a abordagem também são distribuídos bafômetros descartáveis e o porta-documentos. Nos bares são distribuídas as bolachas de chopp, para que no momento da blitz educativa, os materiais sejam utilizados.

 

OPERAÇÃO VERÃO

 

Ações Educativas no litoral paranaense, com tenda itinerante e unidade móvel para esclarecimento de dúvidas da população, atendimento e atividades lúdicas. A Operação Verão tem o início em janeiro, pois é a época mais movimentada do litoral, as praias foram escolhidas com o objetivo de atingir maior número de pessoas possível. No período da noite é realizada a ação Se Liga no Trânsito.

 

 
PALESTRAS
PALESTRAS

 

 

Palestras Educativas de Trânsito

 

O Detran/PR disponibiliza palestras educativas de trânsito gratuitas.

 

Público Alvo:

 

Instituições e empresas públicas e privadas

 

Duração:

 

Mínimo 1 hora, ou conforme as necessidades do solicitante

 

Assuntos abordados:

  • Educação para o Trânsito;
  • Direção Defensiva;
  • Legislação de Trânsito;
  • Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania;
  • Prevenção de Acidentes;
  • Outros.

 

Formalizar:

Solicitar através do email: agendamento.ept@detran.pr.gov.br contendo as seguintes informações:

  • Empresa/Razão social
  • Tema da Palestra;
  • Número de Participantes;
  • Data, Local e Horário;
  • Nome e telefone para contato;
  • Recursos disponíveis - multimídia.
  • Após envio do e-mail haverá a confirmação da Escola Pública de Trânsito à empresa solicitante.

 

Após palestra, o solicitante encaminhará ao Detran/PR:

  • Lista de frequência dos participantes;
  • Declaração de comparecimento, constando o nome e RG do Palestrante;
  • Avaliação da palestra.

 

Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (41) 3361-1133   3361-1047

 
RECICLAGEM
RECICLAGEM CNH

 

O que é

 

O Curso de Reciclagem é uma penalidade imposta aos infratores, aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e que é obrigatório ao infrator com direito de dirigir suspenso, ou que tenha provocado acidente grave, que tenha sido condenado por delito de trânsito, ou ainda, que tenha a CNH cassada. O objetivo do curso é ajudar a recuperar os conceitos de educação no trânsito e promover a reeducação de condutores infratores.

 

Como funciona

 

O curso de reciclagem pode ser feito presencialmente no Detran-PR e nas autoescolas ou ainda na modalidade de ensino a distância (EAD). Você pode trocar a modalidade de realização durante o curso, porém, nestes casos, não há reaproveitamento de carga horária ou de disciplinas.

 

Tempo de duração

 

A duração é de 30 horas/aula, divididas em 4 disciplinas:

Legislação de trânsito - 12 horas/aula

Direção defensiva - 8 horas/aula

Noções de primeiros socorros - 4 horas/aula

Relacionamento interpessoal - 6 horas/aula

 

Quem deve agendar

 

Condutores infratores penalizados com o curso de reciclagem.

 

Onde agendar

 

Na internet, nas autoescolas e nas empresas que oferecem o curso na modalidade de ensino a distância (EAD).

 

Saiba mais clicando no botão abaixo:

 

AGENDAR RECICLAGEM

 

 
MATERIAIS EDUCATIVOS
MATERIAIS EDUCATIVOS

 

 

O Departamento de Trânsito do Paraná acredita que para cumprir seu papel como órgão de inteligência em trânsito precisa investir e manter ações constantes de educação, com planejamento a médio e longo prazo. Para que todos possam fazer parte do nosso projeto, disponibilizaremos aqui o download de materiais educativos, vídeos e cartilhas.

Acesse os materiais clicando no botão abaixo:

 

Materiais Educativos

 
PODCAST DETRAN-PR EDUCA
PODCAST

 

 

DETRANPR EDUCA é um Podcast desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito (EPT) do DETRAN-PR. Neste podcast, abordaremos diversos temas sempre relacionados com o Trânsito e traremos informação e debates de uma maneira objetiva com a presença de convidados. 

Acesse o podcast clicando no botão abaixo:

 

PODCAST

 

SITE EDUCAÇÃO