GT PNATRANS
O Grupo Técnico Interinstitucional para implantação das ações previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, no Estado do Paraná – GT PNATRANS-PR, foi organizado atendendo as Resoluções CONTRAN nº 870, de 13 de setembro de 2021, que dispõe sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), instituído pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e Resolução CONTRAN nº 883, de 13 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a criação e o Regimento Interno das Câmaras Temáticas vinculadas ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e estabelece a criação de Grupos Técnicos estaduais, com o apoio e acompanhamento da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS (CTPNAT), para a implementação das ações do PNATRANS em cada unidade federativa.
O grupo conta com 35 entes, entre órgãos estaduais, federais e municipais, além de entidades da sociedade civil organizada. Para realizar as ações de sua competência criou 6 grupos de trabalho organizacional, chamados de GTOs, cada grupo trata das temáticas afetas a um dos 6 pilares do PNATRANS (1 - Gestão da Segurança no Trânsito; 2- Vias Seguras; 3 - Segurança Veicular; 4 - Educação para o Trânsito; 5 - Vigilância, promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas no Trânsito e; 6 - Normatização e Fiscalização).
As reuniões são mensais e realizadas de forma híbrida para facilitar a participação de entes do interior do estado.
O Plano Estadual de Segurança no Trânsito para o Estado do Paraná, 2024-2030 (PETRANS/PR) foi elaborado pensando em organizar o planejamento, a orientação e a mobilização necessárias para a implementação de ações intra e intersetoriais estratégicas que visem a redução significativa de mortes e lesões de trânsito no Estado.
Reflete a pluralidade de situações e atuações dentro do Estado. Ele é o resultado do esforço coletivo para sua construção e um de seus objetivos é engajar todos os atores em uma ação coordenada para melhorar a qualidade de vida da população e a segurança no trânsito, promovendo um ambiente de trânsito mais seguro e sustentável para todos no Paraná.
A consulta pública busca ouvir e envolver a sociedade na construção deste trânsito mais seguro, através de sua contribuição com críticas e sugestões.
Para participar da consulta pública, basta responder ao formulário através do link abaixo, sugerindo alteração de redação e a justificativa do trecho que deseja tratar.
Link para envio das contribuições